fevereiro 10, 2017

Coisas que leio!

 Do livro, Porque tenho medo de lhe dizer quem sou
(pena que não haja uma editora que se digne a voltar a editar este livro)

"O jornalista Sidney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo ao quiosque. 

 O amigo cumprimentou o funcionário amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e mal educado. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao empregado.  

Quando os dois amigos desceram pela rua, o colunista perguntou: 
-"Ele sempre te trata assim daquela forma rude?" 
-"Sim, infelizmente é sempre assim".  
-"E és sempre tão polido e amigável com ele?" 
-"Sim, sou". 
-"Por que és tão educado, já que ele é tão indelicado?" 
-"Porque não quero que ele decida como eu devo agir" 

A implicação desse diálogo é que a pessoa inteira é "seu próprio dono", não se curva diante de qualquer vento que sopra; ela não está à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que a transformam, mas, ela que transforma os ambientes. Muitos de nós, infelizmente, nos sentimos como um barco que flutua à mercê dos ventos e das ondas. Não temos firmeza quando os ventos se enfurecem e as ondas se encrespam.  

Dizemos coisas do tipo "ele me deixou enfurecido, incomodas-me, o teu comentário me embaraçou terrivelmente, este tempo me deprime, este trabalho aborrece-me, só de vê-lo fico triste". 

Reparem que todas essas situações estão fazendo alguma coisa comigo e com minhas emoções. Nada tenho a dizer sobre minha raiva, minha depressão ou minha tristeza. E, como todas as pessoas, me contento em culpar os outros, as circunstâncias, a falta de sorte.  

A pessoa inteira, como Shakespeare a descreve em Julius Caesar, sabe que: 
-"A falha, caro Brutus, não está nas estrelas, mas em nós mesmos..."



Um dia... estou quase lá! 

Jack

7 comentários:

  1. Mas que filosófico. Atão tá! Fica bem bem

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São rasgos, minha cara, são rasgos!

      Eliminar
    2. Não estará na hora de procurar uma costureira?
      :-))

      Eliminar
    3. Como a crise económica, penso que é o melhor, comprar novo fica caro, e quem sabe não vá um Yves Saint Laurent ou um Gucci copiar o modelo...

      Eliminar
  2. A falha está na forma como vemos o mundo. Eu decido se os outros podem abalar o meu. E eu decido que só coisas importantes e pessoas com importância abalam o meu mundo.
    Dito isto... Carpe diem
    Kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto! Deixa-me abanar-te!

      Beijos

      Eliminar
    2. Abala. Com força! Não gosto de coisas mornas.... ;)

      Eliminar