julho 25, 2010

Palavras...
















Já quase toda a gente ouvir ou já aplicou a frase:
"Portugal profundo"
acho que é mais utilizado pelos eruditos ou coisa assim parecida...
Do tipo: estou aqui numa aldeia no interior isto é mesmo Portugal profundo"
ou quando está a ouvir o "malhão Malhão".. uma musica do Portugal profundo"
(deve ter caido n'algum poço ou coisa parecida)

Portugal profundo, onde toda a gente conhece toda a gente, se diz bom dia, se ajuda o Ti Manael e no dia a seguir o Ti Manel vem ajudar o Ti jaquim, onde se ralha por causa do regadio, onde eu vou dormir e deixo as chaves no carro e já agora a porta de casa está sempre aberta (não me lembro de a ter fechado uma vez que fosse á chave)
Onde se ainda dá valor á palavra dada, onde chega um desconhecido e oferece-se um copo de vinho e um pouco de broa e chouriço.
É isto o Portugal profundo?..
onde se dorme a sesta em baixo de um pinheiro numa tarde de calmaria em Agosto se vai ao rio, se bebe o leite de cabra acabado de tirar, se come queijo fresco feito pela avó,
se ouve um foguete que rebenta no ar e se diz:
Olha é festa em São Jorge, logo vamos lá, beber umas "mines"...
e quando a noite termina umas "mines" acabaram por ser varias grades delas.

É isto o Portugal profundo?...
Elucidem-me... tive uma branca...
Eu do Portugal superficial... (a dita cidade) só conheço mesmo é a indiferença,
Onde se deixa andar tudo até a um ponto sem sentido...
Mil vezes o meu Portugal profundo 

Moi même, o Je.

2 comentários:

  1. Quanta saudade de casa...

    É fácil imaginar a tua vida de menino, no teu Portugal que trazes agarrado ao peito e faz parte de ti. Mil vezes o pão acabado de cozer, no forno de lenha. Mil vezes a ida aos fetos, para fazer a cama aos animais. Mil vezes a terra quente, a ferver, debaixo dos pés e as histórias que todos os anos se repetiam na altura da apanha da batata!

    Bom Dia Jack. Vamos ao leite?

    ResponderEliminar
  2. É por isso que gosto de ti... És assim, profundo... sem cair em poças...

    :)

    ResponderEliminar