janeiro 22, 2010

O Efeito do Tempo e a Mutabilidade das Coisas



"Prudente é quem não é enganado pela estabilidade aparente das coisas e, ainda, antevê a direcção que a mudança tomará. Por outro lado, o que via de regra faz os homens tomarem o estado provisório das coisas ou a direcção do seu curso como permamente é o facto de terem os efeitos diante dos olhos, sem todavia entender as suas causas. Mas são estas que trazem o germe das mudanças futuras, enquanto os efeitos, únicos existentes para os olhos, nada contêm de parecido. Os homens apegam-se aos efeitos e pressupõem que as causas desconhecidas, que foram capazes de produzi-los, também estão na condição de mantê-los. Nesse caso, quando erram, têm a vantagem de fazê-lo sempre em uníssono. Sendo assim, a calamidade que, em decorrência desse erro, acaba por atingi-los, é sempre universal, enquanto a cabeça pensante, caso erre, ainda permanece sozinha. Diga-se de passagem que temos aqui uma confirmação do meu princípio de que o erro nasce sempre de uma conclusão da consequência para o fundamento."


Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

Agora sou eu que falo.. já que o Arthur até é bastante eloquente e sensato eu vou acrescentar o meu toque.

Porquê tanta resistência à mudança?
Porque tanta reclamação?
Será que viver no marasmo é bom?? se consegue alguma diferença??
É queres permanecer sempre estático que é o melhor?
imaginem que não houvesse no mundo quem o quisesse mudar?
Que, Newton, Arquimedes, Sócrates, Galileu, Einstein, Vasco da Gama, Egas Moniz.... eu
Caramba eles não avisaram que iam descobrir algo que iria mudar o mundo, ou a forma de pensar do mesmo.
Porque raio tanta reclamação, porque em vez de perderem as suas preciosas energias em barafustar e a deitar fora impropérios..
Porque não se adaptam, escrevem a quem de direito, dando sugestões, ideias... assim seria uma boa forma de se progredir.

Mas não... É melhor olhar para o seu umbigo, deixas-se arrastar pelos que reclamam, viver no seu" mundinho" em que nada se mexe, viver a rotina constante...diária, viver e contribuir para um mundo melhor, tentar...digo tentar... adaptar-se aos outros, às mudanças, aos imprevistos... não...que isso dá trabalho.
Sempre disse que aqui é o espelho do que se faz lá fora...
e não me engano, por isso somos uns coitadinhos que vivem chorando a sua má sorte, o seu triste destino.

Por isso é Um PAÍS estagnado... "Orgulhosamente só"
Como dizia António de Oliveira Salazar
 



O Jack

2 comentários:

  1. Infelizmente nem ideias têm caro amigo Jack, e para alguns evolução assusta as pessoas, para outros a evolução não é desonvolvimento e crescimento mas sim o fim da corrupção, não se pode evoluir podemos perder muito, isto é o nosso País.
    jack eu penso que para muitos evolução não é aceite devido ao choque de gerações, os mais velhos muitas vezes não aceitam a nossa evolução, julgam-se senhores e donos da verdade, mas o tempo vai dar-nos razão.
    Abraço Amigo Paulo Batista

    ResponderEliminar