abril 04, 2009

E vai-se fazendo justiça..









HP Suíça devolve 392€ de Imposto Microsoft


Na Suíça conseguiu-se obter a devolução de Imposto Microsoft sobre um portátil da Hewlett-Packard totalizando 600 francos suíços, cerca de 392€.

Conta Jonathan Ernst que «após muitos emails e chamadas telefónicas com o departamento de reclamações, ainda não tinha recebido a quantia devida da devolução de licenças para software com as quais não concordava. Pior, diziam-me que não sabiam que era exibida uma End User License Agreement (EULA) quando se arrancava os seus PCs pela primeira vez (se isto não for má fé, não sei o que o será) e pediram-me que lhes enviasse uma cópia dos termos em questão».

Depois de muitas cartas trocadas sem qualquer sucesso, Jonathan decide emitir um ultimato: ou pagam, ou vamos a tribunal.

O administrador da HP Suíça responde de forma muito emotiva, mostrando-se muito sentido pela ameaça da via judicial, mas promete enviar um cheque no valor de 500 francos suíços.

Depois de recebido o cheque, Jonathan responde-lhe demonstrando a sua indignação pelo que teve de passar, terminando com o seguinte sumário:

«Quanto ao meu orgulho, por favor note que isto foi feito somente pelo princípio, e não para obter dinheiro. Para usufruir dos meus direitos e não pagar 20% a 30% do preço de um computador por software que não tenciono utilizar. Quem sabe um dia irá permitir aos seus clientes que escolham o software que pretendem ter pré-instalado (opt-in em vez de opt-out) nos seus computadores e tonar desnecessário este processo todo e a inconveniência que causou aos fabricantes e seus clientes.»

Bem dito.


Fonte

2 comentários:

  1. É um absurdo termos de pagar a taxa Microsoft.

    Felizmente este não foi o primeiro nem será o último caso de devolução do valor equivalente ao sistema operativo, Anti-virus, etc.
    Como disse uma vez o Ricardo ( O vigia ) temos de chegar a um dia em que na venda deste equipamentos venha descriminado quanto é que pagamos em Software na compra de um equipamento informático

    ResponderEliminar